Flávia Cândida

Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora egressa do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, Prêmio especial do Júri no 35o Festival de Brasília. Coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário e colabora na curadoria de festivais como Première Brasil do Festival Rio, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival de Cinema de Vitória e Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Também fez parte da curadoria do Século XXI: Mulheres, Ação!, Cabíria Festival Mulheres & Audiovisual e FIM Cine, todos dedicados ao protagonismo feminino no cinema. Como consultora de projetos faz seleção para laboratórios como BrLab, ICUMAM Lab, Plataforma Lab e Lab de Projetos do Curta Cinema. Esteve no comitê de seleção do Göteborg Film Fund 2021.

Leia mais »

Taciano Brito

Diretor, fotógrafo, jornalista e produtor cultural, Taciano Brito é natural de São Luís. No cinema, estreou em 2016 com o curta-metragem de ficção  “Carnavalha”, dirigido por Áurea Maranhão e Ramusyo Brasil, no qual fez a direção de fotografia. Seu primeiro filme como diretor, foi o premiado documentário “Marina”,  onde assina como diretor, roteirista, diretor de fotografia e montador. Seu  primeiro longa-metragem foi o documentário “Mar de Lixo”, vencedor do 46° Guarnicê de Cinema e do 31° Ecocine, festival internacional de cinema ambiental. Atualmente, está dirigindo os longa-metragens: Araribóia – A História não contada, Adelino Nascimento – O cantor apaixonado do povão, Itaqui – A saga de um porto e Academia Musical Bar do Léo, todos ainda em fase de desenvolvimento.  Ja compôs o júri técnico do Festival Guarnicê de Cinema por 3 anos e agora pela primeira vez, compõe o comitê de Seleção.

Leia mais »

Arthur Gadelha

Presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), membro da Abraccine e roteirista do Jornal O POVO (CE). Graduado em Comunicação Social com pesquisa sobre jornalismo, crítica e cinema brasileiro, também tem formação em Cinema pelas escolas públicas Porto Iracema das Artes e Casa Amarela Eusélio Oliveira (UFC). Foi curador do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e integrou júris da crítica em eventos cearenses. Sua principal atividade está no site Ensaio Crítico, onde escreve críticas, artigos e coberturas de festivais.

Leia mais »

Copyright © 2024 • 47º Festival Guarnicê de Cinema | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura • Diretoria de Assuntos Culturais