A programação da edição 47 do Festival Guarnicê de Cinema já está disponível. No site guarnice.ufma.br, o público pode conferir o dia e horário de exibição de cada um dos filmes do evento. Serão mais de 200 obras inéditas exibidas de maneira híbrida, com programação presencial em São Luís e virtual por meio do site guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê. O festival ocorre de 07 a 14 de junho, de maneira gratuita.

Em São Luís, as exibições do Guarnicê serão realizadas em quatro espaços. As cerimônias de abertura e encerramento ocorrem no Teatro Arthur Azevedo. O Teatro Napoleão Ewerton – SESC recebe as mostras paralelas Guarnicêzinho e Jovem e a mostra competitiva “Faz Todo Sentido’’, acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.  As mostras competitivas de filmes nacionais e maranhenses ocorrem no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga). O CineSesc Deodoro receberá a Mostra Universitária e a mostra paralela Cinema Não Tem Idade.

Bete Mendes será a homenageada do Guarnicê

Com um currículo que acumula dezenas peças de teatro, mais de dez filmes e mais de 40 novelas e seriados de televisão, Bete Mendes será a homenageada nacional do Festival Guarnicê de Cinema.

Além de figura relevante para as artes cênicas, Bete Mendes tem uma importante trajetória política. A atriz foi deputada federal entre 1983 e 1987 pelo Partido dos Trabalhadores, organização que ajudou a fundar. Dentre os seus trabalhos mais importantes no cinema está o filme ‘Eles Não Usam Black Tie’, filme que retrata o movimento grevista ainda em tempos de ditadura.

A atriz receberá a homenagem do Guarnicê durante a cerimônia de abertura do festival, agendada para o dia 07 de junho, no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 19h. Os ingressos serão retirados pelo Sympla.

Premiação

A edição deste ano ainda contará com uma nova parceria. Neste ano, a plataforma de streaming do Itaú Cultural (itauculturalplay.com.br) vai contemplar com R$ 15 mil um dos 12 curtas-metragens maranhenses selecionados para as mostras competitivas do festival, com licenciamento da produção para a Itaú Cultural Play pelo período de 24 meses. O anúncio do vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play acontecerá no dia 14 de junho, na noite de premiações do Guarnicê. O valor é um dos mais expressivos da história da competitiva maranhense do festival.

A parceria com o Itaú Cultural Play também inclui uma mostra do festival disponível na plataforma itauculturalplay.com.br entre os dias 14 e 30 de junho, logo após a realização do festival. A curadoria vai selecionar curtas que se destacaram no festival maranhense.

Além do Prêmio Itaú Cultural Play, concedido por júri composto pela própria instituição, os curtas maranhenses vão concorrer, ainda, ao Prêmio Assembleia Legislativa do Maranhão, em três categorias, cada uma com um valor de dez salários mínimos dedutíveis de impostos: melhor longa-metragem, melhor curta-metragem e melhor longa ou curta-metragem eleito por júri popular.

O Festival Guarnicê de Cinema

O Festival Guarnicê de Cinema 2024 – Edição 47 ocorre entre os dias 07 e 14 de junho, durante os festejos juninos do Maranhão. O festival exibirá cerca de 200 produções, entre filmes de longa e curta duração, videoclipes e jogos digitais. Além de exibições, o festival promove ações formativas como oficinas, palestras e cursos.

Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta. O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.

Por Gabriela Moraes e Paulo Vinicius Coelho