Em celebração à 47 edição do Festival Guarnicê de Cinema, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), apresenta a exposição “História em Imagens”.

A exposição conta imagens da trajetória do evento desde sua primeira edição em 1977 até a edição anterior, de 2023. A exposição está disponível para visitação de 8 a 14 de junho, das 15h às 21h, na Galeria António Almeida, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782), em São Luís, Maranhão.

No mesmo espaço, ocorrem as mostras competitivas do Guarnicê, além de oficinas. No caso das exibições, as sessões estão organizadas em dois blocos: o da tarde, que inicia sempre às 15h, e o da noite, que inicia sempre às 19h. A programação diária pode ser conferida no site guarnice.ufma.br.

Ao comentar a exposição, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, afirma que “47 anos de história e memória passam pelas páginas desta obra que revela muito sobre nós, nossa forma de ver e de estar no mundo, nossa responsabilidade por ir além do que, normalmente, faz uma instituição de ensino superior”.

A exposição

Ao longo de 47 anos de história, o Festival Guarnicê de Cinema consolidou-se como um dos mais importantes eventos cinematográficos do Brasil, que promove a cultura e o cinema nacional e internacional no Maranhão. A exposição “História em imagens” celebra essa trajetória por meio da reprodução dos cartazes de todas as edições do Festival, proporcionando uma viagem visual pelo tempo e pela evolução estética e comunicativa do evento. Reunir estas imagens em um espaço expositivo é uma homenagem à trajetória artística e histórica desse evento emblemático, que atravessou décadas e gerações, e deixa um legado cinematográfico inestimável.

O Guarnicê

Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta. O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.)

Por Ricardo Miranda