A 47ª edição do Festival Guarnicê de Cinema encerrou seu terceiro dia de atividades. No domingo (9), no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (Palacete Gentil Braga, Rua Grande 782), o Festival contou com a exibição de videoclipes, curtas e longa-metragens maranhenses e nacionais das mostras competitivas, com sessões pela tarde e pela noite.

À tarde, a programação do Guarnicê teve a apresentação dos videoclipes “Enquanto Você Louva”, “Vertigem ao Mar”, “Saudade do Tempero” e “A Pureza”, e dos curtas “Gonçalves Dias por Gonçalves Dias” e “152 AB”, além do longa-metragem maranhense “Muleque Té Doido 4: Morreu Maria Preá!”. No bloco da noite, foram exibidos os curtas “Antes de Partir”, “Água Doce” e “Samuel Foi Trabalhar”. O longa nacional “Sekhdese” encerrou a noite.

ONDE ASSISTIR E PROGRAMAÇÃO

Os filmes desta programação estão disponíveis naplataforma do Guarnicê (guarnice.ufma.br) e no aplicativo (Cine Guarnicê), até às 18h. Os filmes das mostras competitivas sempre estarão disponíveis gratuitamente das 17h30 do dia da exibição presencial do filme até 18h do dia seguinte.

A votação popular para os filmes da mostra competitiva estarão sempre abertas na plataforma Guarnicê (guarnice. ufma.br) e no aplicativo (Cine Guarnicê), das 17h30 do dia da exibição presencial do filme até 12h do dia seguinte.

O Festival vai até o dia 14 de junho, e a programação completa pode ser conferida nas redes sociais e no site guarnicê47.ufma.br.

O FESTIVAL

O Guarnicê é o mais longevo festival de cinema do Norte e Nordeste e um dos mais tradicionais do país. Realizado pela Universidade Federal do Maranhão, o evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, Instituto Cultural Vale, Sebrae, Governo do Maranhão via Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Porto do Itaqui.

Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta. O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.)

Por Ricardo Miranda

Fotos por Gabriel Jansen